Pernas Pesadas – um sintoma a vigiar
A sensação de cansaço e peso nas pernas é um sinal dos tempos modernos, de hábitos que conduzem a um mau funcionamento do sistema venoso – a rede de veias que transporta o sangue das várias partes do corpo ao coração. O sangue é obrigado a um caminho ascendente para chegar ao coração, quando este caminho é dificultado ou interrompido, dá origem a um conjunto de sintomas que podem começar pelo cansaço, aquilo que se designa como “pernas pesadas”.
Medidas para evitar a sensação de pernas cansadas
Bastam mudanças subtis nos seus comportamentos e rotinas diários, para conseguir experienciar algum alívio da sensação de pernas pesadas. Todas estas mudanças comportamentais visam melhorar a circulação sanguínea nos membros inferiores.
Muitos dos fatores causadores deste problema explicam o porquê de serem as mulheres quem mais sofre de doença venosa, tais como:
. Utilizar sapatos com salto demasiado alto;
. Utilizar calças demasiado justas e de materiais não respiráveis;
. Passar demasiado tempo na mesma posição (independentemente de ser em pé ou sentado);
. Tomar banho com água excessivamente quente;
. Ingestão abusiva de bebidas alcoólicas;
. Tabagismo
Para evitar a sensação de pernas cansadas, deve começar por evitar qualquer um dos comportamentos ou hábitos, acima descritos. No entanto, existe um conjunto de outros hábitos que pode desenvolver, que lhe permitirão chegar ao final do dia, sem sentir as suas pernas cansadas e pesadas, recuperando assim a sensação de bem-estar e de qualidade de vida perdidos. O melhor é sempre prevenir, protegendo as suas pernas:
- Faça uma alimentação equilibrada, evitando gorduras
- Beba muita água
- Pratique exercício físico, optando por actividades que estimulem a circulação nos membros inferiores, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta
- Perca peso se necessário
- Reduza a exposição ao sol: na praia, opte por passear à beira-mar
- Use calçado confortável, evite tanto os saltos rasos como os demasiados altos
- Descanse com as pernas ligeiramente elevadas.
Para além do cansaço
A sensação de pernas pesadas nem sempre passa com uma boa noite de repouso. Quando é persistente, pode revelar outros problemas venosos: importa por isso estar atento a outros sintomas como dor, inchaço, comichão e cãibras.
Além disso, o agravamento da sensação de pernas cansadas e da doença venosa, pode provocar o aparecimento de varizes e derrames que, num estado muito avançado do problema, podem originar diversas complicações (alterações da pele, que fica fragilizada e com cor acastanhada, úlceras de perna e tromboflebites – entupimento das veias).
Tratar quanto antes
Os problemas venosos afectam e muito a qualidade de vida, pelo que importa travar o seu desenvolvimento, o que pode passar por recorrer a:
– Medicamentos que aumentam a tonicidade das veias, evitam o inchaço e melhoram a circulação (venotrópicos);
– Meias de descanso que através da compressão ajudam a prevenir os problemas venosos.
Se sente alguns destes sintomas ou o seu estilo de vida favorece o aparecimento deste problema não hesite em dirigir-se à nossa farmácia onde iremos ajudá-lo a controlar os fatores de risco e a prevenir a doença venosa.
A sensação de pernas cansadas deve ser encarada como um sinal de alerta!