Por Mutualidade da Moita

A exposição ao sol proporciona sensações de bem-estar e relaxamento, aumenta a capacidade de ação, e estimula o organismo tanto física como psicologicamente. É por estes motivos que, na Primavera e no Verão, as pessoas se sentem mais bem-dispostas e revigoradas. Mas é fundamental ter presente que o sol é, cada vez mais, uma fonte de riscos.

A proteção solar deve ser um cuidado diário (todos os dias do ano), constante (em todas as estações do ano, independentemente de estar Sol ou nublado) e intemporal (para todas as idades, do bebé ao idoso). Só com estes cuidados a longo prazo se protege a pele de danos irreparáveis e irreversíveis. A luz solar é constituída por radiação ultravioleta (UV) a qual é absorvida pela pele produzindo alterações ao nível da epiderme e da derme. A exposição solar cumulativa é responsável pelo envelhecimento da pele e pelo aparecimento de cancro cutâneo.

Raios ultravioleta A (UVA)

Presentes ao longo de todo o ano. A exposição prolongada a estas radiações é responsável pelas rugas e manchas que denunciam o envelhecimento precoce da pele.

Raios ultravioleta B (UVB)

Atuam sobre a melanina, substância responsável pela cor da pele, deixando-nos bronzeados. Este tipo de radiação está na origem das queimaduras solares e do cancro da pele. Há pessoas que desenvolvem uma reação alérgica quando se expõem ao sol . A este fenómeno chama-se sensibilidade ao sol. Aplicar protector solar é apenas uma das medidas de proteção solar.

Medidas a levar em conta:

  • Evitar a exposição direta e prolongada ao Sol entre as 11h e as 17h.
  • Usar roupa adequada – camisolas de manga comprida, calças – de preferência de cores escuras de tecidos resistentes aos UVA e UVB.
  • Usar chapéu de abas largas e óculos com filtro UV.
  • Procurar zonas de sombra.
  • Nunca expor diretamente ao Sol bebés e crianças pequenas.
  • Optar por uma exposição solar lenta e progressiva.
  • Aplicar o protector solar de duas em duas horas e em quantidades adequadas.
  • Para garantir o nível de proteção indicado, a quantidade de protector solar a aplicar deve ser pelo menos 2mg/cm2 de superfície corporal o que equivale a 35 mL (2 a 3 colheres de sopa).

Protetores Biodegradáveis

Alguns países, como a Austrália e o México, exigem a utilização de protetores solares biodegradáveis. O objetivo é proteger a flora e fauna, como os corais, sensíveis aos poluentes químicos e óleos que fazem parte da composição dos protetores solares.
Na farmácia, os utentes encontram aconselhamento personalizado, para cada membro da família, e o protector solar mais indicado ao fototipo e tipo de pele.

Respeite estas regras e desfrute do Sol em segurança e com saúde.

Posted in Pele, Saúde em viagem.