Maio o Mês do Coração
A hipertensão arterial constitui o mais importante problema Saúde Pública em Portugal, sendo responsável por elevado número de complicações cardiovasculares e o principal motivo de consumo de medicamentos.

É, exactamente, o não tratamento da hipertensão que leva a muitas doenças degenerativas, incluindo a insuficiência cardíaca, a insuficiência renal em estádio terminal e a doença vascular periférica. Como os seus sintomas passam despercebidos à maioria das pessoas, a hipertensão arterial é chamada de “assassina silenciosa”, até se desenvolver um acidente vascular cerebral ou uma paragem cardíaca fatal.

Comportamentos de promoção de saúde

1.Meça a pressão arterial regularmente

Uma vez que a hipertensão arterial geralmente não tem sintomas, controle os níveis de pressão arterial regularmente: no caso de adultos saudáveis, recomenda-se a sua medição pelo menos uma vez por ano; na população obesa, diabética, fumadora ou com antecedentes familiares de doença cardiovascular, deve proceder a um controlo mais frequente e de acordo com as indicações dos profissionais de saúde.

2.Pratique actividade física, mas evite esforços excessivos

A prática de uma actividade física regular consegue, em muitos casos, uma descida significativa dos níveis da tensão. Os melhores exercícios são a natação, a marcha, a corrida ou a dança. Evite esforços físicos bruscos, como levantar pesos, que aumentam a pressão arterial durante o esforço.

3.Coma de forma saudável e reduza o sal

Falar do sal é falar da própria hipertensão arterial, do acidente vascular cerebral, do enfarte do miocárdio, das principais causas de morte e de invalidez em Portugal. Muitos portugueses ultrapassam os 12 gramas de consumo de sal por dia, quando a quantidade desejável são os 5 a 6 gramas/dia. Deixe de utilizar sal de mesa e substitua-o por condimentos alternativos, como ervas aromáticas ou sumo de limão. Evite todos os alimentos naturalmente salgados ou aos quais tenha sido adicionado sal durante a sua preparação: caso dos enchidos, enlatados, comidas pré-preparadas, aperitivos ou águas minerais com gás. Evite as bebidas alcoólicas e, se tem excesso de peso, procure reduzi-lo através de dieta aconselhada.