São vários os motivos que levam a crescente afluência aos ginásios sendo eles, nomeadamente, questões de saúde e bem-estar bem como a cultura do corpo e a preocupação estética. Apesar da recente produção de conhecimento científico de qualidade na área da nutrição e do desporto, os praticantes de todos os níveis, desde aspirantes a profissionais, são hoje confundidos por uma grande profusão de informação de má qualidade. São muitos os pretensos especialistas que, muitas vezes a coberto de interesses comerciais, aconselham determinados produtos ou estratégias alimentares, sem base científica e com evidentes riscos a longo prazo para a saúde dos cidadãos.



A nutrição tem um papel fundamental no desempenho desportivo e na recuperação do indivíduo. Podem, no entanto, existir casos em que a suplementação seja uma mais-valia. O farmacêutico é o profissional de saúde que ocupa uma posição de excelência já que é o mais acessível para orientar na escolha adequada dos suplementos.
O farmacêutico deve avaliar:
* A quem se destina o produto
* Porque é que o utente acha que precisa de tomar o produto
* Se o utente tem sintomatologia que possa agravar-se com a toma do produto
* Qual o regime alimentar que faz habitualmente
* Medicação e/ou suplementação concomitante
* Doenças preexistentes
* Nível de actividade física
* Se o utente é ou não fumador
* Consumo de álcool.
É essencial salientar a importância de uma alimentação e hidratação adequadas e do uso apropriado dos suplementos alimentares para desportistas.
Hidratação
A água é o principal constituinte do corpo humano, totalizando cerca de 70% a 75% do músculo.
A hidratação é extremamente relevante durante a prática desportiva devido ao aumento da transpiração, sobretudo em exercícios como a caminhada, a corrida, a natação, o ciclismo, entre outros.
O desportista deve assegurar-se que a hidratação é feita ao longo de todo o dia, mas principalmente durante e após o exercício. Para se conseguir uma boa hidratação deve ser ingerido 1.5 vezes o valor perdido de água.

Sinais de desidratação:
* Aumento do ritmo cardíaco e redução da pressão arterial
* Aumento acentuado da temperatura corporal
* Comprometimento do desempenho mental
* Dores de cabeça
* Mal- estar generalizado
* Respostas fisiológicas negativas ao exercício físico.
Para além da água, existem bebidas de hidratação que contêm eletrólitos e hidratos de carbono, especialmente importantes para quem treina durante um período superior a 60 minutos. As bebidas que contêm sódio e potássio ajudam a repor as perdas de eletrólitos através do suor. As cãibras musculares estão relacionadas com a desidratação, com o défice de eletrólitos (sódio, potássio, cálcio e magnésio) e com a fadiga muscular e são mais frequentes em atletas que transpiram abundantemente e que experimentam perdas elevadas de sódio durante a sudação.
Deste modo, após o exercício, para ajudar na reposição de fluídos e de eletrólitos, devem ser consumidas bebidas de reidratação e incluídos alimentos salgados na refeição seguinte.
Refeições antes do exercício
Comer antes do exercício físico melhora o desempenho. Estas refeições devem ser leves, sendo que, refeições mais substanciais devem ser consumidas cerca de 3h antes.
Os alimentos a consumir antes do treino devem ser pobres em gorduras e fibras, para facilitar o esvaziamento gástrico e minimizar o desconforto gastrintestinal. Devem ser ricos em hidratos de carbono, para manter a glicémia e maximizar as reservas de glicogénio, e moderados em proteínas.
As orientações gerais recomendam:
2-4 g de hidratos de carbono/Kg de peso corporal
0.15-0.25 g de proteínas/Kg de peso corporal
3 a 4 horas antes do exercício
No caso da ingestão de hidratos de carbono, 1 a 2 horas antes do exercício, o rendimento máximo é mais rapidamente atingido se a refeição tiver um índice glicémico baixo.
Para além dos hidratos de carbono, o aporte de proteínas antes do exercício aumenta a disponibilidade de aminiácidos e diminui o catabolismo proteico induzido pelo exercício.
A ingestão de um pequeno snack com hidratos de carbono e proteínas é um óptimo exemplo de refeição antes da actividade física.
