A dengue, ou febre hemorrágica de dengue, é uma doença infecto-contagiosa provocada por um flavivírus e transmite-se através da picada dos mosquitos do género Aedes, particularmente Aedes aegypti e Aedes albopictus, infetados com o vírus, não ocorrendo transmissão pessoa a pessoa. Os humanos são simultaneamente o principal hospedeiro e reservatório do vírus. Depois de picar um indivíduo doente, os mosquitos ficam infectados, mas só são capazes de transmitir o vírus após um período de incubação de 8 a 12 dias, podendo depois fazê-lo durante o resto da sua vida (cerca de um mês). Os mosquitos reproduzem-se durante a estação chuvosa, mas podem reproduzir-se durante todo o ano em vasos de flores cheios de água, sacos plásticos e latas.
A transmissão do vírus também pode ocorrer através de uma transfusão de sangue, transplante de órgão ou de uma grávida infectada para o seu bebé pouco antes do parto.
As regiões endémicas de dengue são sobretudo regiões tropicais e subtropicais, nomeadamente países da América do Sul, Caraíbas e Sul e Sudeste Asiático.
Até ao momento não foram detectados mosquitos daquele género em Portugal Continental, pelo que não há risco de emergência de casos indígenas. Todos os casos até à data diagnosticados foram importados de regiões endémicas.


