Protecção solar – diária, constante e intemporal
A exposição ao sol proporciona sensações de bem-estar e relaxamento, aumenta a capacidade de acção, e estimula o organismo tanto física como psicologicamente.
É por estes motivos que, na Primavera e no Verão, as pessoas se sentem mais bem-dispostas e revigoradas. Mas é fundamental ter presente que o sol é, cada vez mais, uma fonte de riscos.

A protecção solar deve ser um cuidado diário (todos os dias do ano), constante (em todas as estações do ano, independentemente de estar Sol ou nublado) e intemporal (para todas as idades, do bebé ao idoso). Só com estes cuidados a longo prazo se protege a pele de danos irreparáveis e irreversíveis.
A luz solar é contituída por radiação ultravioleta (UV) a qual é absorvida pela pele produzindo alterações ao nível da epiderme e da derme.
A exposição solar cumulativa é resposável pelo envelhecimento da pele e pelo aparecimento de cancro cutâneo.

Raios ultravioleta A (UVA)
Presentes ao longo de todo o ano. A exposição prolongada a estas radiações é responsável pelas rugas e manchas que denunciam o envelhecimento precoce da pele.

Raios ultravioleta B (UVB)
Actuam sobre a melanina, substância responsável pela cor da pele, deixando-nos bronzeados. Este tipo de radiação está na origem das queimaduras solares e do cancro da pele.
Há pessoas que desenvolvem uma reacção alérgica quando se expõem ao sol . A este fenómeno chama-se sensibilidade ao sol.
Aplicar protector solar é apenas uma das medidas de protecção solar. Existem outras medidas a levar em conta:

  1. Evitar a exposição directa e prolongada ao Sol entre as 11h e as 17h.

  2. Usar roupa adequada – camisolas de manga comprida, calças – de preferência de cores escuras de tecidos resistentes aos UVA e UVB.

  3. Usar chapéu de abas largas e óculos com filtro UV.

  4. Procurar zonas de sombra.

  5. Nunca expor directamente ao Sol bebés e crianças pequenas.

  6. Optar por uma exposiçõ solar lenta e progressiva.

  7. Aplicar o protector solar de duas em duas horas e em quantidades adequadas.

Para garantir o nível de protecção indicado, a quantidade de protector solar a aplicar deve ser pelo menos 2mg/cm2 de superfície corporal o que equivale a 35 mL (2 a 3 colheres de sopa).

Protectores Biodegradáveis
Alguns países, como a Austrália e o México, exigem a utilização de protectores solares biodegradáveis. O objectivo é proteger a flora e fauna, como os corais, sensíveis aos poluentes químicos e óleos que fazem parte da composição dos protectores solares.
Na farmácia, os utentes encontram aconselhamento personalizado, para cada membro da família, e o protector solar mais indicado ao fototipo e tipo de pele.

Respeite estas regras e desfrute do Sol em segurança e com saúde.